extra-img

História

História

História:

   Os amigos aquariófilos do concelho de Salvaterra de Magos promovem, nos dias 14 e 15 de Maio de 2011, o segundo encontro de aquariofilia. Após um primeiro evento de grande sucesso, este maravilhoso grupo decidiu-se juntar para surpreender uma vez mais os amantes da aquariofilia.

   Considerados por muitos como “os melhores amigos do Homem”, os animais de estimação desempenham um importante papel na estrutura social dos nossos dias. São cada vez mais as pessoas que partilham o gosto pelos animais e que procuram estar a par das novidades ligadas à sua mascote.

   Iremos dispor de um espaço agradável e acolhedor que, nos vai permitir realizar em paralelo uma exposição, apresentações, colóquios e workshops temáticos.

   Contamos, por isso, com uma elevada adesão por parte de; amantes dos animais, especialistas, investigadores, criadores, importadores e distribuidores – para enriquecer e animar este que será um dos certames mais esperados pelo grande público, no centro de exposições de Salvaterra de Magos.

   Para dar maior mediatismo ao evento, a organização deste certame irá promover uma forte campanha de divulgação junto dos meios de comunicação locais, criação de página de internet, e utilizaremos as associações, sites e fóruns da especialidade para divulgar o evento.

   A Aquariofilia é uma actividade que contribui para a protecção das espécies selvagens, diminuindo o número de exemplares capturados na natureza e permitindo simultaneamente a existência de programas de reprodução das espécies de peixes em extinção.

 

   O aquarismo ou aquariofilia é a técnica de se criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, geralmente em caixas de vidro, acrílico ou plástico - aquários - para fim decorativo ou de estudo, o que faz esta actividade se distinguir da piscicultura ou aquacultura, que tem aspectos de produção.
Assim como no paisagismo, requer senso estético e conhecimentos diversos, como biologia básica (ciclo do nitrogénio), química básica (pH) e outros.

  

A manutenção de sistemas biológicos fechados também esbarra numa questão moral, por se tratar de manter em cativeiro animais e plantas que têm necessidades, muitas vezes, especiais. 

 

Destinatários: 

Apaixonados pela Aquariofilia, Criadores, Profissionais, Investigadores e Público em Geral.

 

Objectivos:

 Disseminação e promoção científica do hobby da Aquariofilia.
Inter-relacionamento entre os especialistas do sector e o público em geral.
Sensibilização.

 

 

 

  •  

  •